sábado, 30 de janeiro de 2010

Viva o Sertão Nordestino!!! ...Viva!

No dia 9 de março de 1909, o sertão da a luz a um filho ilustre, filho de Pedro Gonçalves da Silva e de Maria Pereira da Silva, Criado num ambiente de roça, na Serra de Santana, próximo a Assaré, nasse um homem com a cara do sertão.
"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrê
Não nego meu sangue, não nego meu nome.
Olho para a fome , pergunto: que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará." Patativa

E por quê Patativa?

Patativa é um pássaro de canto enternecedor que habita as caatingas e matas do Nordeste brasileiro, Assim batizaram poeta Antônio Gonçalves da Silva, conhecido em todo o Brasil como Patativa do Assaré, levando o canto de um pássaro da sua terra e com a junção do seu pedaço de terra na Serra de Santana.

A sua projeção em todo o Brasil se iniciou na década de 50, a partir da regravação de "Triste Partida", toada de retirante gravada por Luiz Gonzaga. Mas O mesmo nunca irá partir da memoria do povo nordestino, faleceu no dia 08/07/2002 também em Assaré-CE, e falando de um tal de Luiz, da logo vontade de dançar o Baião, outro filho ilustre da terra.
Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu em 13 de dezembro de 1912, filho de Januário José dos Santos e Ana Batista de Jesus, foi um compositor popular brasileiro, conhecido como o "rei do baião". É considerado mestre do cantor Dominguinhos, Nasceu na fazenda Caiçara, no sopé da Serra de Araripe, na zona rural de Exu, O lugar seria revivido anos mais tarde em "Pé de Serra", uma de suas primeiras composições. Desde sua infância o pequeno Gonzaga namorava o fole de oito baixos, instrumento este, executado por “Pai Januário” no qual começou seus primeiros acordes.

Após levar uma surra de seus pais, por que estava "bulindo" com a filha do coronel, fugiu de casa e foi servir o Exercito de Crato, la ficou nove anos onde conheceu Gonzaguinha, e depois saiu e foi seguir carreira artistica.

O Rei do Baião faleceu no dia 02 de agosto de 1989, às 5:15min da manhã no Hospital Santa Joana, em Recife, e suas musicas ate hoje são referência no Forró Pé de Serra, e Tocada em todo Mundo. Continua...



Nenhum comentário:

Postar um comentário